Como Fazer SEO para Imagens | 5 Dicas

Fazer SEO para Imagens Vale a Pena?

O SEO em imagens é fundamental para ajudar a levar o seu site para o topo das buscas. Saber usar técnicas para alavancar as imagens da sua página contribui para o aumento de acessos.

Para te ajudar a realizar essa tarefa com mais assertividade listamos algumas dicas. Então vamos começar agora mesmo a fazer SEO para imagens? Por que Usar SEO para fotos e imagens?

Para quem não conhece as técnicas de SEO consistem em ajudar a posicionar melhor a página nos buscadores como Google. O que leva algumas páginas para o topo da lista de buscas é o SEO feito para elas.

Os buscadores procuram as páginas com conteúdos mais relevantes de acordo com o que o leitor está procurando. As técnicas de SEO para negócios ajudam a tornar seu site visível para quem está em busca desse tipo de conteúdo.

As imagens são muito importante e devem ser consideradas para fazer SEO. Observe que muitas pessoas buscam por imagens que direcionam para sites. Confira como fazer SEO para imagens.

  

5 Dicas de Como Fazer SEO para Imagens

  • Dica 01 Nome do arquivo

As imagens são muito importantes para o conteúdo de um site. Ter boas imagens acompanhando o texto faz toda a diferença. Na hora de adicionar imagens ao texto fique atento ao nome do arquivo.

É importante que o nome do arquivo faça referência a imagem em si e não necessariamente ao texto. Por exemplo uma foto de uma bota azul num texto sobre botas pode ser nomeada como bota-azul-marinho.

Bem mais efetivo que IMAGEM1.

  

  • Dica 2 Tags Alt

As chamadas Tags Alt são textos alternativos a imagem. Elas são necessárias para ajudar deficientes visuais e também para os casos em a imagem não é carregada.

Atente para que a descrição seja o mais fiel possível a imagem. É importante que no início da tag esteja presente a palavra chave foco do conteúdo. Não faça rodeios seja direto nas Tags Alt.

  

  • Dica 3 Atenção à qualidade da imagem

As imagens devem ser bonitas e fáceis de carregar. Os arquivos devem ser o mais leve quanto possível para que o carregamento aconteça rápido. Imagens muito pesadas não são lidas e não são carregadas.

O formato de arquivo mais indicado é o JPG contudo você pode optar também por PNG e GIF. Não use formatos como TIFF ou BMP que são mais indicados para imagens a serem impressas.

  

  • Dica 04 Use Imagens Assertivas

Buscadores como o Google procuram por conteúdos relevantes. Exatamente por isso foram desenvolvidas ferramentas que analisam a coerência de uma forma geral nos sites.

Isso significa que as imagens são devidamente analisadas em busca por coerência. Procure por imagens que tenham a ver com o contexto do conteúdo.

  

  • Dica 05 Sitemaps de Imagens

A indexação de imagens também é fundamental para a otimização das mesmas. Isso significa que as imagens devem estar no índice do buscador para que possam ser encontradas.

Existe o Sitemap para imagens que ajuda a incluir a URL de cada imagem bem como título e legenda. Também pode ajudar a usar palavras chave ancora do texto para posicionar melhor as imagens. Confira também os artigos seo para youtube e seo para wordpress.