Como Fazer SEO para Vídeos | 10 Dicas

Fazer SEO para vídeos do Youtube é fácil?

Nem todo mundo se dá conta mas o YouTube assim como o Google é uma ferramenta de busca. Sendo assim da mesma forma que podemos otimizar um site podemos otimizar vídeos lhes dando melhor ranqueamento.

Usando as ferramentas corretas de otimização é possível fazer com que o seu vídeo apareça nos primeiros resultados. Com isso mais pessoas irão ver o seu vídeo como um dos principais em resultados.

Abaixo vamos ensinar como aplicar essas ferramentas de otimização para que seus vídeos tenham mais visualizações. Aprenda também em detalhes seo para wordpress e seo para blogspot.

  

SEO para vídeos – O potencial do YouTube

É essencial esclarecer que o YouTube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo. Somente o Google tem mais alcance que a plataforma de compartilhamentos de vídeos.

Para se ter uma ideia a cada minuto que passa novas 48 horas de conteúdo são postadas.

Sabendo desse grande universo de novos vídeos que são postados todos os dias você deve pensar em como se destacar. Aprenda a fazer otimização de vídeos com dicas simples.

 

Como otimizar seus vídeos no YouTube

Ranqueamento de Vídeos no Youtube Passo a Passo

Ranqueamento de Vídeos no Youtube Passo a Passo

  • Dica 01 Use Palavras Chave nos Vídeos do YTB

Suba o vídeo no YouTube merece toda a atenção ao uso de palavras chave no nome do arquivo. Use palavras chave do tema no nome do arquivo para que o YouTube saiba do que se trata. Escolha palavras que ofereçam um entendimento real do que se trata o vídeo.

 

  • Dica 02 Dê Um Bom Título

Título do vídeo também é usado para fazer a busca porque o YouTube não lê o que está sendo dito no vídeo. Mesma maneira que se deve fazer SEO para imagens é essencial fazer para vídeos também. A dica é usar o título para ter as palavras chave em destaque.

Use essas palavras já no começo do seu título atentando para não ultrapassar os 100 caracteres. Com isso o YouTube encontrará o seu vídeo quando estiver buscando conteúdos desse tema.

Sua empresa poderá ainda ter o nome incluso no título do vídeo. Contudo tenha atenção para que a marca fique depois das palavras chave de conteúdo. Primeiro as pessoas buscam conteúdos e somente depois marcas.

  

  • Dica 03 Não Esqueça a Descrição do Vídeo

Quando você vai subir um vídeo no YouTube tem a possibilidade de incluir uma descrição. Sempre preencha essa descrição para que possa então ajudar os motores de busca a encontrar o vídeo.

Essa descrição pode ter até 5 mil caracteres contudo somente os 150 primeiros serão lidos pelo Google. Isso significa que você deve concentrar as palavras chave no início do texto de descrição.

A descrição tem um papel importante no SEO para videos do YouTube. Ajuda no entendimento do assunto do vídeo para os motores de busca. Devemos sempre lembrar que motores de busca como Google leem textos.

  

  • Dica 04 URL na Descrição

Ainda falando sobre descrição em vídeos devemos destacar a possibilidade de usar uma URL. Você pode incluir essa URL no texto da descrição direcionando para o seu site.

Outra possibilidade é direcionar para uma landing page que seja conectada com o tema do seu vídeo. Novamente as primeiras palavras tem mais peso que as últimas.

O link deverá estar logo no começo do texto para um melhor ranqueamento. Lembre-se que ao acessar um vídeo a opção “Show More” não está clicada. A menos que a pessoa clique nela não verão o link.

  

  • Dica 05 Tags Relevantes

As tags são as chaves usadas para que seus vídeos possam ser relacionados a determinados temas. Além de serem importantes para as indexações também são usadas pelas pessoas que estão fazendo buscas no YouTube.

Você deverá adicionar palavras chave para descrever o seu vídeo mas cuidado para não cair na linguagem técnica. Pense que você deve oferecer linguagem clara e simples.

Passar as informações é o fundamental para quem está acessando o YouTube. A recomendação do YouTube é de pelo menos 120 caracteres com o espaçamento incluso.

Numa rápida conta chegamos a mais ou menos 15 palavras. Uma dica muito boa de SEO para vídeos do YouTube é usar termos de cauda longa para busca.

Basicamente são palavras chave compostas por até 4 palavras. Uma maneira simples de definir essas tags é observar as que são usadas nos vídeos do mesmo tema.

Confira as tags que seus concorrentes estão usando e tenha melhores resultados de posicionamento. As tags devem ser criadas de acordo com o título e a temática dos seus vídeos.

  

  • Dica 06 Faça Transcrição do seu Vídeo

Uma dica simples que pode aumentar as suas visualizações é fazer a transcrição dos seus vídeos. Faça essa transcrição e cole na descrição do seu vídeo.

Com isso mesmo quem não tiver dado o play poderá saber do que se trata. Trata-se de uma maneira do Google indexar seu conteúdo com mais eficiência tendo um SEO para vídeos melhor.

  

  • Dica 07 Comentários

O engajamento é importante para que seu vídeo tenha mais visualizações. Através de pessoas que tenham gostado do seu conteúdo será possível que mais pessoas o conheçam.

Sendo assim é interessante incentivar as pessoas que comentem nos seus vídeos. Promova durante os seus vídeos momentos em que os internautas sejam incentivados a comentar. O feedback dos inscritos ajuda a melhorar o nível do seus vídeos e consequentemente do canal.

  

  • Dica 08 Thumbnails do Vídeo

Escolher uma capa para o seu vídeo é um momento crucial. Afinal os vídeos também são em algum grau escolhidos pela capa. Os chamados Thumbnails são as opções de capa imagens estáticas capturadas.

Escolha uma imagem que condizente com o assunto abordado que demonstre que o vídeo vale a pena. A imagem que as pessoas veem antes do play interfere se elas darão o play ou não.

  

  • Dica 09 Compartilhamento

A possibilidade de que as pessoas que estão assistindo compartilhem seu vídeo é excelente. Incentive os internautas a compartilhar o seu vídeo em diferentes redes sociais. Quanto mais seu conteúdo for replicado mais pessoas o verão e conhecerão seu canal.

  

  • Dica 010 Incorporação

A opção de incorporar o vídeo permite que ele seja indexado a sites e blogs. Com isso ainda mais pessoas poderão ter acesso a ele.

Lembrando que quanto maior for a divulgação maiores serão as chances de que seu conteúdo seja visto. Nada como poder contar com a possibilidade de incorporação.